
Quer renovar sua casa com papel de parede, mas tem receio de que a instalação seja complicada? A boa notícia é que aplicar papel de parede pode ser um projeto de "faça você mesmo" (DIY) muito gratificante. Com as ferramentas certas e um pouco de paciência, você transforma qualquer ambiente.
Neste guia completo da Moldart Papel de Parede, vamos mostrar o passo a passo detalhado para iniciantes. Prepare-se para perder o medo e deixar sua casa de cara nova!
Antes de começar, separe todos os materiais. Ter tudo à mão evita interrupções e garante um acabamento melhor. Você vai precisar de:
Dica da Moldart: Verifique sempre a recomendação do fabricante para a cola. Usar a cola correta, específica para papel de parede, é fundamental para garantir a aderência e a durabilidade da sua aplicação.
Não pule esta etapa! Uma preparação bem feita é 90% do caminho para um resultado profissional. A parede deve estar perfeita.
A parede deve estar 100% limpa, seca e livre de poeira ou gordura. Use um pano úmido com um pouco de detergente neutro, se necessário, e espere secar completamente.
O papel de parede não esconde buracos, rachaduras ou texturas. Se sua parede tiver qualquer imperfeição, corrija com massa corrida, lixe e limpe o pó. A parede precisa estar lisa como um gesso.
Meça a altura da parede com a trena. Corte a primeira faixa de papel deixando sempre uma sobra de 5 a 10 cm, tanto em cima (no teto) quanto embaixo (no rodapé). Esses excessos serão removidos no final, garantindo um acabamento perfeito.
Com tudo pronto, vamos à parte divertida. Prepare a cola seguindo exatamente as instruções da embalagem.
Nunca comece aplicando "no olho" pelo canto da parede. Use um nível ou prumo para traçar uma linha vertical reta onde a primeira faixa será colada. Essa linha será sua guia para que todo o restante do papel não saia torto.
Com o rolo de espuma, aplique a cola de forma uniforme diretamente na parede (ou no verso do papel, conforme a indicação do produto que você adquiriu). Não economize, mas também evite excessos que podem vazar.
Alinhe a borda do papel com sua linha-guia e cole a parte de cima, deixando a sobra. Venha descendo e colando o resto da faixa.
Com a espátula plástica, alise o papel de parede. Faça movimentos firmes, sempre do centro para as bordas, expulsando todo o ar e o excesso de cola. Não tenha pressa. Se uma bolha persistir, descole aquela parte com cuidado e aplique novamente.
Limpe imediatamente qualquer excesso de cola que vazar pelas bordas com o pano limpo.
Aplique a segunda faixa ao lado da primeira. A maioria dos papéis de hoje não precisa de sobreposição; eles são aplicados "lado a lado", encostando perfeitamente uma borda na outra. Se o seu papel tiver estampa, alinhe o desenho (o "rapport") antes de alisar.
Com o papel totalmente aplicado e alisado, é hora do acabamento. Use a espátula para "vincar" o papel exatamente no encontro com o teto e o rodapé. Passe o estilete afiado nesse vinco, usando a própria espátula como régua. O corte deve ser preciso.
Para tomadas e interruptores, desligue a energia, remova o espelho (acabamento plástico) e aplique o papel por cima. Depois, com o estilete, faça um corte em "X" no local e recorte as bordas, reinstalando o espelho por cima.
Viu como não é um bicho de sete cabeças? Seguindo este guia, seu projeto DIY será um sucesso. O mais importante é ter paciência e não pular a etapa de preparação da parede.
Agora que você sabe como aplicar, que tal escolher o seu? Explore a coleção completa de papéis de parede da Moldart e comece sua renovação!
Papel de Parede - Tudo em 12x Sem Juros - 10% de desconto à vista - Frete Grátis para todo o Brasil nas compras acima de R$ 249,00
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade